Sedação na cardioversão elétrica

Cardioversão elétrica corresponde a aplicação de um choque elétrico sincronizado no tórax de um paciente utilizando o desfibrilador. Existem algumas situações que é indicada esse procedimento. Dentre as indicações, podemos citar taquiarritmias supraventriculares com instabilidade hemodinâmica, taquicardias supraventriculares ou ventriculares que ocorreu falha na reversão por medicação endovenosa e a cardioversão de rotina na fibrilação atrial.

Uma dúvida frequente entre os cardiologistas é como realizar a sedação para esse procedimento? Esse será o tema da postagem em questão.

Continue lendo “Sedação na cardioversão elétrica”

Antiarrítmicos na Fibrilação atrial

Diante de um paciente com diagnóstico de fibrilação atrial temos duas escolhas a seguir: Manutenção em ritmo sinusal ou Controle da frequência cardíaca. A escolha deve ser baseada em critérios clínicos, tratamentos prévios, alterações ecocardiográficas e presença ou não de cardiopatia estrutural,

Continue lendo “Antiarrítmicos na Fibrilação atrial”

Classificação de Vaughan Williams – Antiarrítmicos

Os medicamentos denominados antiarrítmicos são fármacos utilizados no tratamento das arritmias cardíacas. Existem diversos tipos de arritmias, com origem e mecanismos diferentes. A escolha da medicação ideal é fundamental para a terapêutica.

Continue lendo “Classificação de Vaughan Williams – Antiarrítmicos”