Como administrar Adenosina?

Uma das arritmias mais prevalentes no Pronto Socorro Cardiológico é a Taquicardia Supraventricular que apresenta de uma forma geral caráter benigno porém causa muito desconforto no paciente. De acordo com os últimos Guidelines Americano e Europeu  de Manejo da Taquicardia Supraventricular, no paciente estável, a primeira medida é a Manobra Vagal. Se não acontecer a reversão, a medicação de escolha na sequência é a Adenosina. Muitos casos não apresentam reversão por administração realizada da forma incorreta.  

A adenosina é uma medicação que causa diminuição da condução sinusal, diminuindo o tempo de condução no nó AV (resultando em um bloqueio transitório AV), podendo reverter a taquicardia de origem supraventricular ou ajudar no diagnóstico diferencial. Sua ação demora poucos segundos, por isso se torna fundamental  a realização da técnica correta de administração.

 Você sabe como administrar? Vamos lá:

  1. Monitorização do Paciente;
  2. Puncionar uma veia mais próxima do coração, de preferência a V. Cubital, com o dispositivo Tree-Way (Torneirinha);
  3. Explique o paciente o Procedimento e deixar ele ciente que deve acontecer um “incômodo no tórax” na hora da administração por poucos segundos;
  4. Prepare duas Seringas: A primeira com 06 mg de Adenosina e a segunda com bolus de 10 a 20ml de Solução Salina;
  5. Realize Infusão Rápida da Adenosina (torneirinha aberta para essa seringa) e na sequência realizar administração de forma rápida da solução salina (torneirinha aberta para essa seringa), com elevação do braço acima da cabeça imediatamente após infusão (Realizar todo esse passo em aproximadamente 02 segundos);
  6. Observar no Monitor se houve reversão da Arritmia;
  7. Caso não tenha acontecido a reversão, o procedimento pode ser repetido com 12 mg de Adenosina em até 02 vezes na sequência.

Veja a Sequência em Imagens:

Referência:

1- Page RL, Joglar JA, Caldwell MA, Calkins H, Conti JB, et al. 2015 ACC/AHA/HRS guideline for the management of adult patients with supraventricular tachycardia: executive summary: a report of the American College of Cardiology/American Heart Association Task Force on Clinical Practice Guidelines and the Heart Rhythm Society. J Am Coll Cardiol 2016;67:1575-1623.

2-Brugada J, Katritsis D, Arbelo E, Arribas F, et al. 2019 ESC Guidelines for the management of patients with supraventricular tachycardia. European Heart Journal (2020) 41, 655-720.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *