Basel Algoritmo – Novos critérios para avaliar Taquicardia de QRS largo

Uma das grandes dificuldades do emergencista é quando um paciente chega com uma taquicardia de QRS largo no Pronto Socorro. E agora? Seria uma Taquicardia Ventricular ou uma Taquicardia Supraventricular? Existem diversos algoritmos para auxiliar na diferenciação e dentre os principais podemos citar o de Brugada, Vereckei e PAVA.

No período de janeiro de 2010 a dezembro de 2014, na Universidade de Basel (Suíca), foram analisados retrospectivamente 206 pacientes que realizaram estudo eletrofisiológico devido a taquicardia com QRS largo (153 Taquicardia ventricular e 53 Taquicardia supraventricular). Todos os ECGs foram avaliados de acordo com 1) Basel Algoritmo 2) Algoritmo de Brugada 3)Algoritmo Vereckei.

Basel Algoritmo apresentou valores elevados de sensibilidade e especificidade (se comparando a outros algoritmos) porém com menor tempo de análise.

Critérios do Basel Algoritmo

Esse novo algoritmo se baseia em 03 critérios, sendo o primeiro clínico e os outros dois eletrocardiográficos. Na presença de 02 ou mais critérios o diagnóstico de Taquicardia Ventricular é realizado. Se encontrar apenas um critério ou nenhum, o diagnóstico é de Taquicardia Supraventricular.

Critérios:

  1. Presença de Cardiopatia Estrutural (História de Infarto do Miocárdio Prévio, Fração de Ejeção menor que 35% e presença de Device como CDI ou Ressincronizador);
  2. Tempo até o pico em D2 maior que 40ms;
  3. Tempo até o pico em AVR maior que 40ms;
Basel Algoritmo

Referência:

Moccetti et al. Simplified Integrated Clinical and Electrocardiographic Algorithm for Differentiation of Wide QRS Complex Tachycardia -The Basel Algorithm. JACC:  Clinical  Electrophysiology  Vol.  8, No.  7, 2022. July  2022: 831–839832

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *