Potencial de Ação Cardíaco

Potencial de Ação Cardíaco
Potencial de Ação Cardíaco

Potencial de Ação

O potencial de ação ocorre devido alterações na membrana das células cardíacas relacionado a entrada e saída de correntes iônicas. Esse movimento ocasiona a mudança de polaridade, levando a despolarização celular. Os principais íons envolvidos nesse processo são o sódio (Na+), potássio (K+) e Cálcio (Ca2+).

Existem dois tipos de potencial de ação no coração de acordo com o tipo celular:

  1. Potencial de Ação de Resposta Rápida
  2. Potencial de Ação de Resposta Lenta

Potencial de Ação de Resposta Rápida

É o potencial de ação encontrado nos miócitos contráteis e fibras de Purkinje. É dividido em 05 fases:

Fase 0- Despolarização rápida. Após a célula ser estimulada, os canais de sódio são abertos com grande influxo de sódio (Na+) para dentro. A polaridade que inicialmente era -90mv vai se tornando progressivamente mais  positiva com a entrada desses íons, chegando a +20mV no final dessa fase.

Fase 1 -Repolarização rápida inicial. Nessa fase ocorre inativação dos canais de sódio com abertura dos canais de Potássio. A polaridade cai de +20mV até aproximadamente 0mV com a saída da célula de Potássio.

Fase 2- Platô. Fase marcada pelo equilíbrio, com entrada de Cálcio na célula e saída de potássio, mantendo a polaridade aproximadamente em 0mV. A entrada de Cálcio na célula nessa fase é responsável pelo processo de contração muscular.

Fase 3- Repolarização Rápida.  Essa fase é marcada pelo fechamento dos canais de Cálcio e permanência da saída da célula dos íons Potássio, fazendo com que a polaridade vá se negativando progressivamente até -90mV.

Fase 4- Fase de Repouso. Apesar do nome dessa fase ser repouso, ocorre trocas de 03 íons de Sódio para fora  e 02 íons de Potássio para dentro da célula as custas de gasto de energia (ATP) através da Bomba de Sódio/Potássio.

Potencial de Ação de resposta rápida

Potencial de Ação de Resposta Lenta

É o potencial de ação encontrada nas células que tem a propriedade de automatismo e função de marca passo como o nó sinusal e nó atrioventricular.

Fase 4- Despolarização espontânea. Essa é a fase que determina a propriedade de automatismo. Diferentemente da fase 04 do potencial de resposta rápida, essa fase apresenta um aumento lento e gradual da voltagem sem precisar de um estímulo externo. Quanto mais inclinado essa fase, maior a frequência de despolarização da célula (maior a frequência cardíaca). Quando a curva atinge o valor de -40mV, acontece o potencial de disparo e é gerado um novo potencial de ação. Essa modificação de forma espontânea acontece devido a corrente Funny (If), também denominada de corrente de marcapasso.

Fase 0- Despolarização Ascendente.  Essa fase é marcada pela entrada de Cálcio na célula. As correntes de sódio estão inativadas nessa fase.

Fase 3- Repolarização. É uma fase marcada pelo aumento da condutância ao Potássio, com sua saída da célula.  

Potencial de Ação de resposta lenta

Referência Bibliográfica:

Hachul, Denise Tessariol; Kuniyoshi, Ricardo; Darrieux, Francisco Carlos.  Tratado de Arritmias Cardíacas: Fisiopatologia, Diagnóstico e Tratamento / 1ºedição. Atheneu

Sanches, Paulo César; Moffa, Paulo J. Eletrocardiograma – Uma abordagem Prática. Roca. 1 edição, 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *