Deflexão Intrinsecóide e Tempo de Ativação Ventricular

Você sabe o que é Deflexão Intrinsecóide? E Tempo de Ativação Ventricular? Acompanhe nossa postagem e tire suas dúvidas.

Muitas pessoas fazem confusão na definição de Deflexão Intrinsecóide e Tempo de Ativação Ventricular, acreditando ser a mesma coisa. Uma tem relação com a outra mas não são sinônimos.

O que seria Deflexão Intrinsecóide?

Deflexão intrinsecóide é o momento que ocorre uma queda brusca de potencial entre o pico da onda positiva e o vértice da onda negativa, ou seja, a representatividade do momento exato que o dipolo passa por um eletrodo explorador (mudança de polaridade).  

Conceito: é a deflexão registrada no eletrocardiograma entre o pico da onda positiva (onda R) e o vértice da onda negativa (onda S).

O que seria Tempo de Ativação Ventricular (TAV)?

O Tempo de Ativação Ventricular (TAV) corresponde ao intervalo do início do QRS (onda Q ou R) até o pico da onda R. É uma avaliação indireta do tempo necessário para que a ativação ventricular percorra toda a espessura da parede do ventrículo esquerdo. Podemos também caracterizar como o intervalo do início do QRS até a Deflexão Intrinsecóide.

               A medida normal do TAV não deve ultrapassar 0,04 segundos. Uma das utilidades práticas dessa medida é na investigação de sobrecarga ventricular. Na sobrecarga ventricular esquerda a medida do TAV nas derivações V5 e V6 estará aumentada (≥0,05). Já na sobrecarga ventricular direita, podemos observar o aumento do TAV em V1.

Referência:

Carneiro, EF. O Eletrocardiograma – 10 anos depois. Rio de janeiro: Editora Enéas Ferreira Carneiro , 1997.

Sanches, PC; Moffa, P. Eletrocardiograma, Uma abordagem didática. São Paulo: Roca, 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *