Como administrar Adenosina?

Uma das arritmias mais prevalentes no Pronto Socorro Cardiológico é a Taquicardia Supraventricular que apresenta de uma forma geral caráter benigno porém causa muito desconforto no paciente. De acordo com os últimos Guidelines Americano e Europeu  de Manejo da Taquicardia Supraventricular, no paciente estável, a primeira medida é a Manobra Vagal. Se não acontecer a reversão, a medicação de escolha na sequência é a Adenosina. Muitos casos não apresentam reversão por administração realizada da forma incorreta.  

Continue lendo “Como administrar Adenosina?”

PEGUERO – LO PRESTI – Um novo Critério Eletrocardiográfico para Sobrecarga Ventricular Esquerda

Existem diversos critérios eletrocardiográficos para avaliação de Sobrecarga Ventricular Esquerda, variando em relação a sensibilidade e especificidade. Um dos mais utilizados é o Critério de Cornell que apresenta uma boa acurácia, porém baixa sensibilidade (20 a 40%).

Continue lendo “PEGUERO – LO PRESTI – Um novo Critério Eletrocardiográfico para Sobrecarga Ventricular Esquerda”

Basel Algoritmo – Novos critérios para avaliar Taquicardia de QRS largo

Uma das grandes dificuldades do emergencista é quando um paciente chega com uma taquicardia de QRS largo no Pronto Socorro. E agora? Seria uma Taquicardia Ventricular ou uma Taquicardia Supraventricular? Existem diversos algoritmos para auxiliar na diferenciação e dentre os principais podemos citar o de Brugada, Vereckei e PAVA.

Continue lendo “Basel Algoritmo – Novos critérios para avaliar Taquicardia de QRS largo”

Deflexão Intrinsecóide e Tempo de Ativação Ventricular

Você sabe o que é Deflexão Intrinsecóide? E Tempo de Ativação Ventricular? Acompanhe nossa postagem e tire suas dúvidas.

Muitas pessoas fazem confusão na definição de Deflexão Intrinsecóide e Tempo de Ativação Ventricular, acreditando ser a mesma coisa. Uma tem relação com a outra mas não são sinônimos.

Continue lendo “Deflexão Intrinsecóide e Tempo de Ativação Ventricular”

Arritmias e Gestação – O que você precisa saber?

A gestação é um período que ocorrem mudanças hemodinâmicas importantes no organismo materno, podendo ocasionar arritmias. Existe muita insegurança por parte dos médicos no tratamento e acompanhamento dessas pacientes. Preparamos esse podcast com o objetivo de esclarecer suas dúvidas nesse tema. Aperte o play, aumente o som e vamos para mais um episódio do ArritmedCast…

EARLY – AF : Crioablação ou Terapia Medicamentosa para Tratamento Inicial da Fibrilação Atrial?

No dia 28 de janeiro de 2021 foi publicado no The New England Journal of Medicine o estudo “Cryoablation or Drug Therapy for Initial Treatment of Atrial Fibrillation – EARLY AF”. O Arritmed fez um resumo desse artigo.

Continue lendo “EARLY – AF : Crioablação ou Terapia Medicamentosa para Tratamento Inicial da Fibrilação Atrial?”

Onda R ampla em V1 a V2 no Eletrocardiograma – Quais os possíveis diagnósticos?

Quando analisamos um eletrocardiograma normal o esperado é que a onda R apresente um aumento progresssivo nas derivações precordiais, de V1 a V6. Ou seja, em V1 e V2 é esperado ondas R de pequenas amplitudes e em V5 e V6 com maiores amplitudes. E quando você encontra ondas R amplas em V1 e V2? Quais os possíveis diagnósticos?

Continue lendo “Onda R ampla em V1 a V2 no Eletrocardiograma – Quais os possíveis diagnósticos?”

HAS-BLED – Escore de risco de sangramento na Fibrilação Atrial

Um dos grandes problemas em relação ao uso dos anticoagulantes orais na fibrilação atrial é o risco de sangramentos.  Em virtude disso, alguns escores de avaliação de risco de sangramento foram validados com o objetivo de identificar pacientes com maior potencial de complicações hemorrágicas. Dentre eles podemos citar o HEMORR2HAGES, HAS-BLED e o escore ATRIA. Um dos mais usados na prática clínica é o HAS-BLED. Você sabe o que consiste esse escore?

Continue lendo “HAS-BLED – Escore de risco de sangramento na Fibrilação Atrial”

Diagnóstico da Síndrome do QT Longo Congênito (SQTL) – Escore de Schwartz

A Síndrome do QT Longo congênito (SQTL) é uma canalopatia hereditária que está relacionada a Morte Súbita, por isso a importância do seu diagnóstico. Pode ocorrer em pacientes com o coração estruturalmente normal.

Continue lendo “Diagnóstico da Síndrome do QT Longo Congênito (SQTL) – Escore de Schwartz”

ArritmedCast – Diagnóstico de Síncope

Síncope é um quadro muito frequente no atendimento de emergência. Um dos grandes desafios é realizar o seu diagnóstico. Nesse episódio vocês irão encontrar duas novidades: a dramatização de um caso clínico real e a associação de música ao podcast . Espero que gostem! Compartilhem com seus amigos!